Desembargadora Iracema do Vale. Foto: Gustavo Limar/CNJ.

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) aprovou, nesta quinta-feira (03), a prorrogação do afastamento da desembargadora Iracema do Vale tendo em vista a sua indicação para o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sessão foi conduzida pelo chefe do Judiciário cearense, desembargador Washington Araújo.

A magistrada começará a exercer a nova função a partir de 10 de outubro, data em que se encerra o mandato de conselheira do CNJ, com prejuízo das funções jurisdicionais no TJCE. Iracema do Vale foi a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do CNJ, tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, Ouvidora-geral do Conselho.

Antes da desembargadora Iracema, o Ceará foi representado no Conselho Nacional de Justiça, em momentos diferentes, pelos advogados Jorge Hélio e Valdetário Monteiro, ambos indicados pelo Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Hoje, nenhum cearense ocupa cargo de Conselheiro do CNJ.

No Judiciário cearense, a nomeação de Iracema do Vale como desembargadora se deu em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. No TJCE, desempenhou as funções de Ouvidora, membro do Conselho Superior da Magistratura e presidente da Corte. Também exerceu os cargos de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e procuradora-geral de Justiça.

Com informações da Ascom/TJ.