Fernando Santana gosta da ideia da criação de agência ligada ao turismo, mas não admite cortes na verba do Sebrae. Foto: ALECE.

O deputado Fernando Santana (PT) criticou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (18), a possível redução de R$ 400 milhões na verba destinada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para transformar o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em uma agência nacional independente de promoção do setor.

O parlamentar esclareceu achar uma boa ideia a criação da agência, para fomentar o turismo, porém alertou que a redução de verba do Sebrae afetará diretamente o incentivo para micro e pequenas empresas do País em um momento de altas taxas de desemprego. “O trabalho de excelência e reconhecido do Sebrae será interferido. Há anos essa instituição fomenta o desenvolvimento do Brasil, fortalecendo a criação de pequenas empresas, tirando muitas pessoas da informalidade e trazendo mais segurança para seus negócios. Não é aceitável esse enfraquecimento”, criticou.

> Fernando Santana acredita que não deva ser retirado repasse ao Sebrae. Ouça:

 

Santana comunicou que na próxima semana estará em Brasília para pedir a deputados federais e senadores apoio para impedir a redução de recursos do órgão. “Isso prejudicará nossos pequenos e médios empreendedores do País. Pediremos que, ao invés de retirar recursos, seja investido ainda mais no Sebrae, pois é disso que o País está precisando para crescer”, salientou.

Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) destacou que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae é fundamental e amplo para o crescimento dos municípios e estados. “Nesse momento que o País vive, acredito que retirar essas verbas não seria o ideal. Enfraquecer essa instituição aumentará a informalidade ainda mais. Sem esse apoio, muitas pequenas empresas correm risco até de fechar as portas”, alertou.