Fernando Santana informou que a procissão pela Menina Benigna ocorrerá dia 24 de outubro, em Santana do Cariri. Foto: ALECE.

O deputado estadual Fernando Santana (PT) celebrou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (3) da Assembleia Legislativa, a beatificação da mártir Menina Benigna, natural da cidade de Santana do Cariri, região sul do Estado. O parlamentar disse ter recebido a confirmação da beatificação do Vaticano, um dos passos no processo de santificação, iniciado no início da década, em 2011.

A cidade de Santana do Cariri recebe anualmente milhares de fiéis que visitam o túmulo da garota, morta aos 13 anos. A cidade irá receber um monumento em homenagem à beata, aumentando o polo turístico religioso da região do Cariri, que já tem outras 3 estátuas.

Quem foi Benigna

Benigna Cardoso da Silva foi uma jovem católica brasileira, cidadã de Santana do Cariri, que foi barbaramente assassinada aos 13 anos por um jovem da mesma idade, em 1941. A história comoveu a região e, desde então, o túmulo da garota tornou-se alvo de devoção por parte de religiosos que a consideram uma mártir da castidade. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2013, a causa foi aceita pela Congregação para a Causa dos Santos, e Benigna foi declarada Serva de Deus.