Guilherme Landim afirma que em vários locais, como em Fortaleza, já está faltando vacinas contra o sarampo. Foto: ALECE

O deputado Guilherme Landim (PDT) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (2), a diminuição dos investimentos na área de imunização por parte do Governo Federal.

O parlamentar lembrou que a verba orçamentária para a vacinação em 2020 será 7% menor, do que a desse ano. “Teremos R$ 400 milhões a menos para investir na vacinação. Atualmente, muitos postos já sofrem com a falta de vacinas e não podemos aceitar esse corte no orçamento para algo tão importante”, disse.

> Guilherme Landim tem projeto de lei aprovado que garante exigência de vacinas na hora da matrícula; ouça:

 

Ele lembrou que, a partir do ano que vem, no ato da matrícula dos alunos nas escolas do Estado, as instituições serão obrigadas a cobrar o cartão de vacinação da criança. “Essa demanda partiu do meu mandato, tramitou na Casa e já foi sancionada pelo governador Camilo Santana, mas com os cortes no orçamento, provavelmente faltarão vacinas”, lamentou. “Já está faltando vacina contra sarampo aqui em Fortaleza e no Brasil como um todo. Então, a gente faz nossa parte mas, muitas vezes, os governos não têm acompanhado isso”, disse Guilherme, ao Blog do Edison Silva.