Deputado Heitor Férrer posou ao lado da turma de aprovados no concurso da Seduc, que aguarda homologação por parte do Poder Executivo. Foto: Reprodução/Instagram.

O deputado Heitor Férrer (SD) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (22), a homologação do concurso para professor estadual realizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em 2018, assim como a divulgação dos resultados, antes previstas para março de 2019.

O parlamentar ressaltou que o governador Camilo Santana não comentou nenhuma ilegalidade em relação ao concurso, “mas já tem um ano que ele foi realizado e até o momento o nome dos aprovados não foi oficializado”.

Heitor Férrer lembrou que foram abertas 2.500 vagas para professores, chegando a 4 mil, considerando o cadastro de reserva. segundo ele, foram 55 mil inscritos para ocupar cargos de professor nas disciplinas de História, Geografia, Biologia, Libras, Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, Matemática, Química, Física, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física. “Sabemos da seriedade de Camilo Santana, e só estamos aqui cobrando o que ele prometeu em 2018, época de campanha eleitoral”, lembrou, afirmando que, somente com a taxa de inscrição do concurso, o governo recebeu mais de R$ 4 milhões.

O parlamentar observou também que, atualmente, há cerca de sete mil professores substitutos em atividade, cujos contratos temporários irão encerrar em junho de 2020, sem possibilidade de prorrogação. “Muitos dos que realizaram o concurso de 2018 estão entre esses substitutos que ficarão sem emprego próximo ano. Então é interessante que o Governo divulgue o resultado e homologue o concurso o mais rápido possível”, disse.