Os brasileiros foram às urnas no domingo, 07 de outubro de 2018. Foto: Tribunal Superior Eleitoral

Neste 7 de outubro de 2019, completa um ano do primeiro turno das últimas eleições. Em 2018, os brasileiros foram às urnas votar para Presidente da República, Governador, Senador e Deputados Federal e Estadual. Nesta data comemorativa, o Blog do Edison Silva fez um apanhado de alguns números que marcaram este pleito:

  • Presidência da República

13 candidatos concorreram ao cargo máximo do Executivo brasileiro. Jair Bolsonaro (PSL – 17) concorreu com Hamilton Mourão para vice; Fernando Haddad (PT – 13) concorreu ao lado de Manuela d’Avila como vice da chapa; Ciro Gomes (PDT – 12) se lançou ao cargo com Kátia Abreu como vice; Geraldo Alckmin (PSDB – 45) concorreu com Ana Amélia para a vice na chapa; Henrique Meirelles (MDB – 15) foi um dos postulantes e teve Germano Rigotto como seu vice; Marina Silva (REDE – 18) concorreu ao cargo de presidente com Eduardo Jorge sendo o vice; João Amoêdo (NOVO – 30) pleiteou ao cargo tendo Professor Christian como vice; Álvaro Dias (PODEMOS – 19) se lançou para presidente com Paulo Rabello como seu vice.

Benevenuto “Cabo” Daciolo (PATRIOTAS – 51) foi um dos candidatos tendo Professora Suelene Balduíno como sua vice; Guilherme Boulos (PSOL – 50) concorreu para presidente com Sônia Guajajara como vice; José Maria Eymael (DC – 27) se lançou para o cargo de presidente com Helvio Costa como seu vice; Vera Lúcia (PSTU – 16) pleiteou ao cargo de presidente tendo Hertz Dias como vice. Por fim, João Goulart Filho (PPL – 54) se lançou à presidente tendo Léo da Silva Alves para vice-presidência.

  • Governador do Estado do Ceará

Cinco candidatos concorreram ao Governo do Estado, além de uma candidatura indeferida. Camilo Santana (PT – 13) tentava a sua reeleição para ao cargo de governador tendo Izolda Cela como vice; Guilherme Theophilo (PSDB – 45) concorreu ao governo estadual com Emília Pessoa sendo sua vice; Hélio Góes (PSL – 17) disputou o certame com Ninon Tauchmann na posição de vice; Ailton Lopes (PSOL – 50) concorreu ao cargo de governador com Carina Costa como sua vice; e Francisco Gonzaga (PSTU – 16) concorreu tendo Reginaldo Ferreira como vice na chapa. Mickaelton Carantino (PCO – 29), vice Lino Alves, chegou a lançar sua candidatura, porém foi indeferida por uma ausência de um diretório construído regularmente no Ceará.

  • Senador da República

Nove foram os candidatos que pleitearam a duas vagas para o Senado Federal, vide o fim dos mandatos de José Pimentel (PT) e de Eunício Oliveira (MDB). Cid Gomes (PDT – 123) lançou-se ao cargo tendo Prisco Bezerra como 1° suplente e Júlio Ventura Neto como 2° suplente. Eduardo Girão (PROS – 900) pleiteou ao cargo tendo Sargento Reginauro como 1° suplente e Dr. Guimarães como 2° suplente. Eunício Oliveira (MDB – 151) tentou a reeleição para o Senado, e teve como suplentes Gaudêncio Lucena (1° suplente) e Edmilson Bastos (2°  suplente). Mayra Pinheiro (456 – PSDB) lançou-se ao cargo de senadora, tendo Rosenberg Freitas como 1° suplente e José Nilson na 2° suplência. O PSL lançou dois candidatos ao Senado Federal, Pedro Ribeiro Filho (177) e Dr. Márcio Pinheiro (178). Ribeiro teve, respectivamente, Wilson Matos e Fátima Ribeiro como 1° e 2° suplentes. Já Pinheiro teve Albino Oliveira e José Alberto “Inspetor” Bastos como 1° e 2° suplentes, respectivamente.

O PSOL foi outro partido que lançou dois candidatos ao Senado Federal. Foram eles Anna Karina (505) e Jamieson “Pastor” Simões (500). Anna Karina teve Ana Vládia como 1° suplente e Nericilda Rocha como 2° suplente. Já Simões teve Alexandre Uchôa como 1° suplente e Francisco “Chiquinho” do Tururu como 2° suplente. Por fim, João Saraiva (REDE – 180) teve como suplentes Paulo Roberto Neves Pereira como o 1° e Professor Pedro Jorge como o 2°.

Em 2018, duas candidaturas foram indeferidas pelo TSE. Foram as de Alexandre Barroso (PCO – 290) e Robert Burns (PTC – 360). O caso de Barroso foi o mesmo de Mickaelton Carantino, já explicado antes. O de Burns foi respectivo a não declaração de contas relativas a 2015 e 2016 junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Deputado Estadual

577 candidatos lançaram a 46 vagas para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O mais bem votado foi André Fernandes (PSL) com 109.742 votos. O PDT elegeu 14 desses 46 nomes. 59 candidatos tiveram zero (0) votos.

  • Deputado Federal

249 candidatos concorreram a 22 vagas para deputado federal na Câmara Federal. O mais bem votado foi Capitão Wagner (PROS) com 303.593 votos. Também o PDT foi o que mais elegeu – seis. 20 dos 249 pleiteantes não tiveram nenhum voto.

Números

Relativos ao primeiro turno das Eleições, abordando o Estado (governador, senador, deputado estadual e federal), dos 6.342.532 eleitores aptos, 1.099.042 não votaram, um total de 5.243.490 eleitores foram às urnas.

Dados relativos ao primeiro turno -legislativo e executivo – no Ceará. *votos nominais ocorre quando é possível identificar os votantes e seus respectivos votos, podendo ocorrer por meio de chamada individual de parlamentar ou por sistema eletrônico. Foto: Reprodução/TSE

 

 

 

 

Como não houve segundo turno para o Governo, Senado e para deputado estadual e federal, apenas o cargo máximo do executivo brasileiro houve segundo turno, o que levou os cearenses para as urnas pela segunda vez, no dia 28 de outubro de 2018.

Dados do Ceará respectivos ao segundo turno para as Eleições para Presidente. Foto: Reprodução/TSE