A deputada Érika Amorim é autora da proposta. Foto: Divulgação

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa lança, nesta quarta-feira (30/10), a partir das 8 horas, no Centro Municipal de Formação e Avaliação de Caucaia (CEMFA), o projeto Jornada pela Infância. A iniciativa visa trabalhar ações de promoção de direitos e a prevenção de violações contra as crianças e os adolescentes.

O projeto será realizado por meio de encontros, palestras, audiências públicas e atividades intersetoriais, que devem ser realizados em municípios do Estado. “Diversos temas serão trabalhados. Nosso objetivo é, também, formar profissionais na identificação de violações e informar a sociedade sobre os canais de denúncia”, afirmou a presidente do colegiado, Érika Amorim (PSD), autora da proposta.

A parlamentar explicou, ainda, que o programa irá realizar essas capacitações a partir do ambiente escolar: “conselheiros tutelares, professores, alunos e membros do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (SGDHCA) serão contemplados com a iniciativa”.

Como primeiro tema, a Jornada pretende atuar na prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual deste público. Érika Amorim ressalta que a escolha por Caucaia como sede do lançamento do programa se justifica pelos pontos críticos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, conforme apontou o programa Mapear, da Polícia Rodoviária Federal no Ceará.

A Jornada será feita em parceria com os municípios do Estado e entidades que integram o SGDHCA, na atuação de diversas temáticas, bem como Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Proteção Social e Cidadania.

S