Para prefeito, notícias falsas abrem espaço para fascismo. Foto: Thiago Gaspar/Ascom

Diante as recentes notícias falsas sobre supostas cartilhas que estariam sendo distribuídas para professores da rede pública de ensino de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio repudiou a difusão da informação, que segundo ele “beira ao mau-caratismo”. O gestor também criticou o deputado André Fernandes (PSL), que divulgou o assunto nas redes sociais.

“É lamentável. Não sei se foi uma atitude político-eleitoral, mas é lamentável que se use um instrumento desse, que um deputado estadual caia numa barca dessa e replique isso”, criticou. De acordo com o prefeito, a imprensa vem cumprindo um papel que até incomoda, mas é o pilar da democracia no mundo.

“Vocês mostram a cara de vocês, assumem posições e análises como jornalistas. Isso é democracia. É importante que o Brasil valorize o papel da imprensa verdadeira e refute estratégias pequenas, rasteiras, que beiram ao mau-caratismo”.

O fato em si, de acordo com o gestor, ofendeu a uma rede de milhares de professores e educadores, mas foi refutado por políticos nas duas principais casas legislativas do Estado, tanto por aliados como opositores de Roberto Cláudio.

“Forças de oposição a mim foram duras ao criticar. Quem é democrata tem que repudiar isso. Isso fere nossa democracia e não podemos abrir mão de uma imprensa livre, de autonomia forte, para sustentar nossa democracia de pé”.

De acordo com ele, o que está sendo feito no Brasil e em outros países do mundo, tentando “demonizar o trabalho da imprensa, beira o fascismo”. “O caminho do fascismo é negar e demonizar a política, as instituições judiciais e a imprensa. Quem é democrata tem que repudiar as fake news”.