Posse do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, no Conselho Deliberativo do Sebrae. Foto: Coord. de Comunicação da UFC.

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, tomou posse no Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Ceará.

“Hoje o que distingue uma Universidade é sua capacidade de pesquisa, inovação e empreendedorismo, e o SEBRAE faz exatamente esse viés de empreendedorismo. Não há um parceiro melhor do que um representante das classes produtoras”, destacou Cândido Albuquerque no discurso de posse que se deu no último dia 26.

A missão do SEBRAE é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. O assento reservado à Universidade Federal do Ceará no CDE manifesta o objetivo atual da UFC de “construir uma aproximação para desenvolver muitos projetos com a participação do SEBRAE”, declarou o reitor.

Para o presidente do Conselho, Ricardo Cavalcante, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a participação da academia é fundamental, uma vez que ela detém “o conhecimento, a inteligência e o futuro”.

Cavalcante explica que no órgão são tomadas decisões importantes para as 15 entidades que o compõem e que, juntas, contam com aproximadamente 1,5 milhão de empregos no Estado. Por isso, para ele, é importante o aconselhamento da UFC: “Em todas as mudanças, disrupções, que precisaremos fazer, no comércio, nos serviços, no agronegócio ou na indústria, teremos de estar alinhados com a Universidade”.

Universitário Empreendedor

Estão abertas na UFC, até o dia 23 de outubro, as inscrições para o Prêmio Universitário Empreendedor 2019. Promovido pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), o concurso tem o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a jovens empreendedores de forma a disseminar a cultura do empreendedorismo inovador no Ceará.

As premiações contarão com bolsas de estudo em cursos de MBA, capacitações, consultorias, mentorias, acesso a coworking e a espaços de prototipação de produtos, dentre outros prêmios a serem divulgados.

O prêmio é dividido nas seguintes categorias:

– Melhor Empreendimento Ativo: em que o participante deve ser fundador ou cofundador do empreendimento, ou seja, ser a pessoa responsável ou corresponsável pela concepção e pelo desenvolvimento do empreendimento. Além disso, deve atuar formalmente com CNPJ e/ou registro na Prefeitura;

– Melhor Projeto de Empreendimento: em que o participante deve estar como autor ou coautor do projeto ou ideia, em processo pré-operacional ou de validação, tendo o plano de negócio ou modelo de negócio desenvolvido/concluído para a criação de um empreendimento;

– Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Empreendedorismo: em que o participante deve ser autor de TCC finalizado em 2018 ou 2019, voltado para as áreas de intraempreendedorismo, modelagem de novos negócios, produtos e patentes, ou empreendedorismo de impacto social;

 Melhor Empreendimento de Impacto Socioambiental: em que o participante deve ser autor ou coautor de projeto ou ideia de empreendimento social, em fase de validação e/ou prototipagem, ou ser fundador ou cofundador do empreendimento social ativo, no qual atue formalmente, ou seja, o empreendimento deve ter CNPJ e/ou registro na Prefeitura.

Com informações da Coord. de Comunicação da UFC.