Felipe Santa Cruz será principal personalidade em evento que ocorrerá na Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Eugênio Novaes/OAB.

Envolvido em polêmicas com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), participará de evento na Câmara Municipal de Fortaleza, na tarde desta terça-feira (01). Ele entregará ao conselheiro federal da OAB, Hélio Leitão, a Medalha Dom Hélder Câmara, pelos serviços prestados no setor dos Direitos Humanos.

Iniciativa do mandato do vereador Evaldo Lima (PCdoB), a homenagem reconhece os serviços prestados por Hélio em defesa dos Direitos Humanos na sociedade cearense.

No entanto, a presença de Santa Cruz tende a ofuscar a solenidade de entrega da comenda, uma vez que o advogado é um dos principais nomes que têm se levantado contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

No início de agosto, durante entrevista, Bolsonaro chegou a insinuar que sabia como o pai de Santa Cruz desapareceu durante o período militar. “Eu conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade”, disse o presidente da República.

Pai de Felipe, Fernando Santa Cruz, desapareceu em 1974, após ser preso, no Rio de Janeiro, pela repressão da ditadura militar. O evento desta terça, por conta de todo esse histórico político recente, terá uma importância maior, na visão do autor da proposta, Evaldo Lima.