Luizianne Lins, disse que a atual gestão tem buscado retirar a marca do “governo popular” do PT. Foto: Divulgação

Durante evento que oficializou a escolha do vereador Guilherme Sampaio como presidente do PT de Fortaleza, os deputados federais Luizianne Lins e José Nobre Guimarães não pouparam críticas ao presidente Jair Bolsonaro, o ministro Sérgio Moro e o prefeito Roberto Cláudio. Os petistas buscam unidade interna para indicar um nome para a disputa eleitoral de 2020. O foco principal, porém, é a estratégia de “Lula Livre”.

Guimarães, por exemplo, em seu discurso, afirmou que a oposição ao presidente Jair Bolsonaro havia conquistado o número de assinatura suficiente para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos do então juiz Sérgio Moro e do procurador da República, Deltan Dallagnol, durante a operação Lava Jato.

“Eles vão pagar caro, porque nós vamos enquadrar o Moro e o Dallagnol”, disse o petista, líder da minoria na Câmara. Luizianne Lins endossou as palavras do colega, e chamou Moro e Dallagnol de “chefes de quadrilha”.

“A energia do Lula é tão forte que eles foram desmascarados Deltan e Moro são dois playboyzinhos, dois filhos de papai que tramaram contra a população. Está tudo claro. Hoje, todos fazem de conta que nada está acontecendo. Por isso, cabe a nós fazermos esse enfrentamento”, disse a ex-prefeita de Fortaleza.

Segundo mais votado na disputa interna do PT de Fortaleza, Raimundo Ângelo, o “Raimundinho” iniciou as críticas ao prefeito Roberto Cláudio. Segundo ele, “se não for para termos unidade, se não for para disputar essa Prefeitura, minha renúncia não vai valer nada”. Mesmo sem apoio político até aqui, Raimundinho disse que um eventual candidato petista vai “derrotar Roberto Cláudio”.

Luizianne Lins, por sua vez, disse que a atual gestão tem buscado retirar a marca do “governo popular” do PT. “Querem transformar o Hospital da Mulher em hospital da família. Por quê? O prefeito encheu a cidade de viadutos feios, diga-se de passagem,”, ironizou.

De acordo com ela, nenhuma das obras do atual Governo são novas. Seriam ações iniciadas ainda na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães ou na administração petista.

“Clã Ferreira Gomes”

“Quando não foram projetos do nosso Governo, eram projetos que já viam. Nós temos tantos projetos. O projeto do Mercado dos Peixes é nosso. Antes de pensar na Beira Mar, a gente iniciou o projeto do Vila do Mar. Esse prefeito atual disse que ia fazer 12 Cucas, nós deixamos dinheiro para fazer mais três. E ele não fez nenhum”, criticou Lins.

Sobrou até para os irmãos Ciro e Cid Gomes. Segundo Luizianne Lins, quem manda no processo de condução do PT são os petistas. Ela chamou o grupo liderado pelos Ferreira Gomes de “coisa enjambrada”.

“Ninguém merece tá sendo detonado todo dia pelo clã dos Ferreira Gomes. Em um dia fala mal do Lula, outro diz que Lula é isso, que é aquilo.  Esculhambam o PT, diz que a gente é organização criminosa. Não precisamos dessa coisa enjambrada querendo dar ordens sobre nós. Quem define o projeto do PT são os petistas”, concluiu.

Guilherme Sampaio foi mais comedido, e centrou seu discurso na unidade do PT, da esquerda, e do que ele chamou de “grupos progressistas para barrar esse retrocesso e retomar para a militância o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva”.