Acrisio quer que deputado federal explique motivações de seu projeto.  Foto: ALECE

O petista Acrísio Sena,em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (25), criticou projeto de autoria do deputado federal Heitor Freire (PSL), que segundo disse “quer acabar com a Reserva da Prainha do Canto Verde”. De acordo com Sena, a Reserva Extrativista (Resex)  “é uma conquista de 30 anos de lutas da comunidade local, e está ameaçada pelo Projeto de Lei do deputado cearense Heitor Freire”.

Segundo Sena, a proposta de Freire exclui da Resex as áreas localizadas em terra. “Com que intenção se quer retirar as áreas terrestres de uma Reserva?”, reclamou o parlamentar.

Criada em 2009, a Resex, localizada em Beberibe, possui quase 30 mil hectares, e, segundo o petista, é um exemplo de convivência entre pesca e turismo sustentável.

“Na qualidade de presidente da Comissão do Meio Ambiente desta Casa, não podemos aceitar este absurdo. Vamos nos somar à comunidade local e resistir a este ataque da especulação imobiliária. Vamos realizar audiência pública e procurar os órgãos competentes para garantir este patrimônio do povo e do meio ambiente cearense”, finalizou Acrísio que chamou o deputado federal para debater o tema

Heitor Freire rebate

Diante das críticas do colega deputado estadual, o deputado federal Heitor Freire respondeu, via assessoria de comunicação. Segundo a nota, há um desconhecimento do projeto por parte de parlamentares cearenses, que não teriam ‘compromisso com o desenvolvimento do estado’.

Confira a nota na íntegra:

“Eu acho lamentável o desconhecimento de alguns parlamentares cearenses, que não tem compromisso nenhum com o desenvolvimento do nosso estado. A reserva extrativista da Prainha do Canto Verde foi criada em 2004 para proteger os recursos naturais renováveis da região. Acontece que o decreto deveria abranger apenas a área marítima, e não terra firme. E é isso que o meu projeto de lei quer corrigir. Isso em nada vai atrapalhar a economia da região, que tem como principal atividade a pesca, realizada com paquetes, jangadas e catamarãs”.