Dra. Silvana faz pronunciamento para o plenário vazio. Foto: Blog do Edison Silva.

O deputado Fernando Hugo (PP), em seu pronunciamento na manhã de terça-feira (17), criticou o comportamento de deputados e senadores do Congresso Nacional que, segundo ele, caíram de qualidade com relação à legislatura passada. O parlamentar só esqueceu de dizer que o mesmo ocorre na Assembleia Legislativa do Ceará, onde nem oposição e nem base governista têm apresentado algum protagonismo neste primeiro ano de atividades da Casa.

Questionado pelo Blog do Edison Silva se não falta também um “mea culpa” dos parlamentares cearenses sobre a falta de temas relevantes para a sociedade que gerem um debate mais concreto junto à população, Fernando Hugo, que completará 30 anos de mandatos eletivos, destacou que, sim, falta maior empolgação e participação de seus pares, como assim era tempos atrás.

Uma das representantes da escassa oposição na Assembleia Legislativa, a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) reconheceu que falta unidade dos oposicionistas, assim como ressonância dos discursos que são propostos durante as sessões plenárias. Ela ressaltou, porém, que isso não é algo exclusivo da oposição.

O vice-presidente da Casa, em seu terceiro mandato, Tin Gomes (PDT), justificou que isso se dá porque os governos de Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT) tiveram poucos assuntos a serem cobrados, o que faria com que a oposição teria pouco assunto para atacar, e à base governista pouco para defender.

O parlamentar pedetista, porém, afirmou que no que diz respeito às obras do Aquário Ceará e dos chamados Tatuzões, a oposição teve razão em apontar os erros. E o Governo, segundo ele, foi criticado, com razão, pelos opositores, restando pouco o que fazer por parte da base governista.

O deputado Heitor Férrer (SD) também já reconheceu que a oposição tem deixado a desejar no que diz respeito a apontar as falhas da gestão de Camilo Santana. No entanto, para ele, a culpa é do próprio Governo, que, em suas palavras à época, não tinha cor e nem cheiro.