Secretário Mauro Filho deve discutir sobre retorno à Câmara Federal após governador Camilo retornar de viagem. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O secretário estadual de Planejamento, Mauro Filho, que está licenciado do cargo de deputado federal, admite a possibilidade de retornar à Câmara Federal, temporariamente, para participar ativamente das discussões acerca da Reforma Tributária. “Eu estou conversando com o governador Camilo sobre esse assunto, deixa ele voltar para nós conversarmos sobre isso”, despistou.

No entanto, Mauro relembrou a participação direta que teve nas discussões da Reforma da Previdência, admitindo que um possível retorno à Câmara seria possível apenas para tratar da nova reforma. “Eu tive uma participação bastante intensa na Reforma da Previdência, só não fiz a conclusão da votação, mas participei de todos os debates. O presidente Rodrigo Maia sempre me inseriu em todos os debates, nacionalmente, e isso foi muito importante para o meu mandato de deputado federal. E eu acho que agora a Reforma Tributária, ela também toca diretamente a população, é um tema robusto, que comporta inclusive uma ida temporária, se assim for necessário. Vai, discute a Reforma e depois a gente continua colaborando com esse extraordinário governador que é Camilo Santana”, disse.

Para Mauro Filho, o problema da questão tributária está em sua essência. “O Brasil tem hoje o terceiro pior sistema tributário do mundo, sendo praticamente o mais regressivo do mundo. Por quê? Porque a essência da arrecadação dos tributos brasileiros é no consumo, e como a população mais pobre consome a maior parte da sua renda, proporcionalmente ela paga mais imposto do que quem ganha muito dinheiro”, explicou ao blog. Ouça a entrevista:

O secretário garantiu que o PDT também apresentará uma proposta de Reforma Tributária, que será definida em seminário do partido no próximo dia 28 de setembro, em São Paulo.