O líder do MST virá ao Ceará, quando o Movimento completa 35 anos. Foto: Divulgação

O líder do Movimento dos Sem Terras, o economista João Pedro Stédile, receberá o título de cidadão cearense na próxima terça-feira, dia 24, em evento que será realizado na Assembleia Legislativa do Ceará. Representantes do Movimento, de toda a parte do Estado, são esperados para a solenidade.

O projeto para que Stédile seja reconhecido como cidadão do Ceará foi apresentado pelo deputado petista Elmano de Freitas. A matéria foi aprovada pela Casa e já sancionada pelo governador Camilo Santana. De acordo com o parlamentar, o evento está marcado para a próxima terça-feira, na sede do Poder Legislativo.

Em sua justificativa, Elmano de Freitas afirmou que o economista deve ser reconhecido como cidadão cearense pelas relevantes contribuições do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Ceará.

Durante sessão deliberativa que votou o título de cidadão para a ministra Damares Alves, na manhã desta quinta-feira (19), alguns parlamentares citaram o título para Stédile. O deputado Vitor Valim (PROS), por exemplo, lembrou os “diversos crimes”, que, segundo ele, o líder do MST é acusado.

Deputados ligados ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, já se posicionaram contra a matéria, ainda que André Fernandes (PSL) tenha apresentado parecer favorável à constitucionalidade do texto.

O temor de alguns representantes do Legislativo cearense é que o evento se transforme em palco de atritos entre favoráveis e contrários à medida, uma vez que rumores dão conta de que grupos de direita devem se insurgir contra a solenidade.