Vereadores, com o presidente da Frente ao centro, na primeira reunião, realizada nesta quarta-feira (04). Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

A Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância realizou, na manhã desta quarta-feira (04), a sua primeira reunião. Nela, o vereador Iraguassú Filho (PDT) foi eleito presidente e a vereadora Libânia (PR) como vice-presidente. Na oportunidade, o colegiado também definiu o calendário de atividades e o cronograma de ações que vão ser desenvolvidas pela Frente Parlamentar.

O colegiado ainda deliberou sobre o cronograma de ações que serão desenvolvidas pela pasta, definindo como atividades prioritárias, o levantamento da legislação vigente relacionada à primeira infância, a apresentação do panorama das políticas intersetoriais da primeira infância em Fortaleza, e a análise do orçamento, a fim de ampliar a destinação de recursos para a área.

Segundo Iraguassú, até o final de setembro, a Frente receberá a visita de um representante do gabinete da primeira-dama, Carol Bezerra, para que ele possa apresentar aos membros, as ações e projetos do Executivo voltadas à primeira infância. O presidente também informou que solicitará a presença do presidente do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor) na Câmara Municipal. A ideia é que ele apresente na Tribuna, o projeto relacionado ao Hospital da Criança, que será construído em terreno doado pela Prefeitura de Fortaleza.

Outro encaminhamento foi a realização de reunião com a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Casa Municipal para identificar todas as políticas e ações da pasta voltadas à primeira infância. Além de ação conjunta com a Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor para a realização de visitas em creches e escolas.

“Estamos num momento importante com essa iniciativa e temos muito trabalho pela frente. Queremos conhecer melhor toda a infraestrutura da primeira infância de Fortaleza, para que a Câmara Municipal possa dar a sua contribuição nessa política essencial. O orçamento chega em outubro e vamos trabalhar para ampliar os recursos”, afirmou o presidente da Frente.

Eleição

A eleição aconteceu de forma consensual entre os membros, que colocaram na mesa o nome do vereador Iraguassú Filho para presidente e os nomes das vereadoras Marília do Posto (PRP) e Libânia (PR) para o cargo de vice. Após diálogo, o colegiado elegeu a parlamentar do PR para conduzir ao lado do pedetista a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, ficando a seguinte composição:

  • Presidente: Iraguassú Filho (PDT)
  • Vice-Presidente: Libânia (PR)
  • Membros: Gardel Rolim (PDT), Marília do Posto (PRP), Dr. Porto (PRTB), Jorge Pinheiro (DC) e Ronivaldo Maia (PT).

Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza.