Presidente Antônio Henrique (PDT) participa de reunião da Frente Parlamentar de Luta Contra a Aids na CMFor. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

A Frente Parlamentar de Luta Contra a AIDS da Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (24) primeira reunião ouvindo representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde do município. Quem esteve também na Casa nesta manhã de terça-feira foi a secretária de Saúde, Joana Maciel, apresentando o Relatório do 2º Quadrimestre de 2019 da pasta.

 

O presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique (PDT), fez questão de participar da abertura dos trabalhos da Frente para dizer da importância do papel que a Câmara desempenhará na luta e ajuda de políticas em prol das pessoas portadoras do vírus HIV. “Vamos dar todo apoio necessário para que os trabalhos sejam realizados e vamos defendê-lo junto ao poder Executivo”, afirmou.

O representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Otávio Vasconcelos, destacou a importância do parlamento em abrir um diálogo com o Executivo Municipal. “Estamos construindo uma pauta que envolve movimentos sociais, parlamento e gestão. Acreditamos que através do diálogo teremos um retorno positivo para as pessoas afetadas pela epidemia do HIV”, afirmou.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Dr. Eron (PP), informou que a Frente solicitará uma reunião com o prefeito Roberto Cláudio para apresentar as demandas das entidades, entre elas, o pedido do Passe Livre para os portadores do vírus HIV. “Atualmente existem cerca de 14 mil portadores que precisam dessa atenção”, frisou.

As reuniões da Frente Parlamentar de Luta contra a AIDS serão realizadas quinzenalmente. Os componentes são: Dr. Eron (PP), Evaldo Lima (PCdoB), Plácido Filho (PSDB), Dr. Porto (PRTB), Ronivaldo (PT), Sargento Reginauro (sem partido) e Raimundo Filho (PRTB).

Secretaria de Saúde

A Comissão de Saúde e Seguridade Social recebeu a secretária de Saúde do município, Dra. Joana Maciel, para apresentação do Relatório do Segundo Quadrimestre (maio a agosto) de 2019.

Joana Maciel destacou o Programa Médico Família Fortaleza – convênio que faz parte do projeto Juntos por Fortaleza em parceria com o Governo do Estado do Ceará – que visa fortalecer a Atenção Primária e qualificar o atendimento aos usuários do SUS.

“É um grande avanço da gestão do prefeito Roberto Cláudio, uma vez que temos em nível nacional uma descontinuidade do Programa Mais Médico”, disse a secretária.

Joana deu destaque à assinatura da ordem de serviço da construção do Hospital da Criança de Fortaleza, que contará com 16 leitos de observação de urgência, 3 unidades de tratamento de urgência, 85 de internação, num total de 104 novos leitos. Segundo a Dra. Joana, haverá uma ampliação de 266,7% na capacidade de internamento, onde passará de 150 para 550 internações/mês.

A secretária lembrou ainda da inauguração do Posto de Saúde César Cals de Oliveira Filho, no bairro do Pici, e da assinatura da ordem de serviço para reforma do Frotinha da Parangaba que contará com um novo centro cirúrgico e 18 leitos de internação, ações que devem fortalecer a saúde primária e secundária de Fortaleza.

Secretária de Saúde de Fortaleza presta contas aos membros da Comissão de Saúde da CMFor. Foto: Érika Fonseca/CMFor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da CMFor.