Governador Camilo Santana. Foto: Governo do Estado.

O secretário de Planejamento do estado, Mauro Filho, esteve na manhã desta quinta-feira (12) na Assembleia Legislativa e comentou sobre a possibilidade de, ainda este ano, o governo estadual voltar a investir em concursos públicos.

Para o secretário, a contratação em 2018 de vários profissionais de segurança pelo Estado (agentes penitenciários, policiais militares, policiais civis, etc) onerou muito os gastos do Estado. Então, este ano, houve uma readequação no volume de gastos em relação à receita. Dessa forma, foram tomadas algumas medidas, como reavaliação do gasto com pessoal e a suspensão temporária de alguns concursos.

“Dia 30 de setembro nós vamos fazer a análise de como se comportaram as receitas e de como se comportaram as despesas. Ou seja, ter a segurança de que essa queda da despesa corrente do Estado é efetiva, porque o fim desse reajuste é em novembro, mas em 30 de setembro você já sabe que essa se confirmou ao longo desses 4 meses e que, portanto, o governador Camilo ficar mais tranquilo no entendimento até onde vai esse gasto com pessoal”, explicou Mauro, garantindo que em novembro o Estado retoma, na sua integralidade, a sua capacidade de investimentos.

Cronograma

Mauro Filho explicou que, a partir de outubro, o governador deve estipular um calendário referente aos concursos. Ele lembra que foram suspensos inclusive concursos homologados, que terão prioridade em relação aos que ainda estão em fase de provas ou dos que terão ainda os editais publicados para sua realização. Ouça a entrevista: