Vereadores da Câmara Municipal de Caucaia durante a eleição do vereador Enéas Goes, novo presidente da Mesa Diretora da Casa. Fotos: BlogdoEdisonSilva

O líder do prefeito de Caucaia, vereador Enéas Goes (PTC), foi eleito nesta quinta-feira (26), presidente da Câmara Municipal. Ele obteve 12 votos contra 11 da atual presidente, vereadora Natécia Campos (PMB), candidata à reeleição. A eleição é uma importante vitória do prefeito Naumi Amorim (PSD), que enfrenta uma CPI na Casa.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara foi tumultuada e precisou de reforço policial para conter os apoiadores de ambos os lados. Apesar do grupo de oposição contar com apenas 6 vereadores, a atual presidente e desafeta política do Prefeito, Natécia Campos obteve 11 votos. Já o grupo da base de sustentação conseguiu 12 dos 23 votos, vencendo a disputa. A Mesa Diretora eleita hoje só assume em janeiro de 2020, para um mandato de um ano.

Vitória Política de Naumi

A vitória dá novo fôlego ao prefeito Naumi Amorim, que enfrenta uma Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada no último dia 12, para apurar supostas irregularidades em processos licitatórios, incluindo dispensas de licitações, com base no Decreto Emergencial editado por ele ainda no primeiro ano de gestão, em 2017. Outros dois pedidos de CPI estão aguardando decisão da presidente da Câmara para serem instaladas.

A derrota de Natécia Campos enfraquece a pré-candidatura dela ao posto maior do executivo. Do grupo da oposição, outros dois vereadores também já se declararam pré-candidatos ao Executivo em 2020.

Caucaia

A disputa pela prefeitura de Caucaia é estratégica para diversos partidos políticos no Estado. O município da Região Metropolitana tem o terceiro maior PIB do Ceará, ficando atrás apenas da capital/Fortaleza e de Maracanaú. Com mais de 360 mil habitantes, Caucaia tem uma receita orçamentária anual girando em torno de R$ 700 milhões.