A eleição suplementar em Irauçuba/CE ocorre dia 27 de outubro. Foto: TRE/CE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou a relação dos pedidos de candidaturas dos postulantes na eleição suplementar em Irauçuba.  A listagem foi publicada no Edital 059/2019, da 41ª Zona Eleitoral (Itapajé, Irauçuba e Tejuçuoca). Cinco candidatos concorrem ao cargo de Prefeito no município.

Com a publicação, os partidos políticos, candidatos, coligações e o Ministério Público eleitoral terão o prazo de 5 dias para apresentarem impugnação aos pedidos de registro de candidatura. O TRE avisou que todos os pedidos de candidatura, inclusive as impugnações, devem ser julgadas até 17 de outubro.

Os pleitos em Irauçuba e Tianguá foram determinados pelo TRE-CE, após a cassação dos prefeitos eleitos em 2016. A Justiça Eleitoral em Tianguá ainda não divulgou a listagem dos candidatos. As eleições ocorrem em 27 de outubro.

Recursos

O caso de Irauçuba foi decidido na sessão do Pleno do TRE do dia 22 de julho de 2019. Foram cassados os mandatos do então prefeito Raimundo Nonato Sousa e do vice-prefeito José Pinto de Mesquita, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

Os dois apresentaram RECURSO ESPECIAL – Protocolo nº 22.221/2019 – , ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve revisar ou manter a decisão do TRE local. No despacho de admissibilidade, o Presidente da Corte Eleitoral no Ceará, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, negou o efeito suspensivo ao recurso, mantendo a realização eleição suplementar.

Confira os candidatos em Irauçuba:

 

33 – Partido da Mobilização Nacional (PMN) Candidato a Prefeito

Prof. Cerdonio Ávila

Candidato a Vice

Romário Ávila

19 – Podemos Candidato a Prefeito

Ana Cléia Barroso

Candidato a Vice

Raimundo Milton

15 – Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Candidato a Prefeito

Rogério Mesquita

Candidato a Vice

Elio Braga

25 –Democratas Candidato a Prefeito

Zé Ronaldo

Candidato a Vice

Alex Galuxo

35 – Coligação pelo Bem de Irauçuba (PMB, PDT, PSDB, PSD e PC do B) Candidato a Prefeito

Patrícia Barreto

Candidato a Vice

Felipe Fernandes