Educadores preocupados com o fim do Fundeb. Sala das Comissões da ALCE. Foto: Assessoria Parlamentar.

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, reuniu-se nesta segunda-feira (23) com representantes do Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE). O principal intuito do encontro foi organizar uma mobilização para a realização de seminário para discutir a sustentabilidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) cuja vigência encerra-se em 2020.

“O nosso objetivo é fortalecer essa articulação em prol do Fundeb diante do delicado cenário nacional. Queremos mostrar que o Ceará está engajado e vamos mobilizar várias instituições de ensino, sociedade civil, iniciativa privada, lideranças da capital e do interior. Na disputa de narrativas que estamos vivenciando no Brasil, é preciso debater o assunto de maneira apartidária, priorizando os nossos jovens”, defendeu Queiroz Filho.

Queiroz Filho tem defendido a criação de uma Frente Parlamentar, em âmbito nacional, pela permanência do Fundeb que atenda da creche ao ensino médio, e a validade se estenderá apenas até o final de 2019.

Uma nova reunião com o Fórum Estadual de Educação foi convocada para a definição dos grupos de trabalhos e definição das pautas a serem abordadas no seminário, previsto para o fim deste ano. “Faremos uma preparação muito cuidadosa para este evento, que tenho certeza que irá ecoar em todo o país”, concluiu Queiroz.

Participaram do encontro representantes das seguintes instituições: Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria da Educação do Estado (Seduc); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Vale do Acaraú (UVA) de Sobral; Sindicato APEOC e Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec).

Com informações da Assessoria Parlamentar.