Tony Brito afirma que somente a inteligência da polícia pode detectar casos de violência ocorridos dentro das escolas. Foto: ALECE

O deputado Tony Brito (Pros) cobrou um olhar especial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS Ceará) para garantir um ambiente escolar mais seguro. Ele repercutiu, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (17) da Assembleia Legislativa, os dados sobre violência escolar no Brasil divulgados pela Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Prova Brasil 2017).

“A questão é que cada vez mais traficantes abordam nossos jovens oferecendo vantagens no mundo do crime e estes passam a ter comportamentos violentos dentro da escola, ameaçando profissionais da educação e alunos”, alertou. Para ele, a já existente Ronda Escolar não é suficiente, pois muitas vezes as pessoas temem denunciar os problemas para a polícia, com medo de represálias. Assim, somente investindo em investigação policial será possível detectar casos de violência escolar.

Realizada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a cada dois anos, a consulta ouviu diretores e professores de todo o País, registrando números alarmantes sobre a violência no ambiente escolar. De acordo com a pesquisa, 8.054 pessoas já foram vítimas de atentado à vida, enquanto 22.229 já foram furtados dentro de escolas e 5.504 roubados com uso de violência.

O parlamentar frisou ainda que são comuns as denúncias de agressões físicas e verbais sofridas por professores, muitas vezes partindo de alunos sob efeito de álcool ou drogas ilícitas. “Alguns chegam ao absurdo de portar armas brancas ou de fogo dentro das escolas. Temos que lutar por nossa educação e desde já peço que estes casos sejam denunciados, pois as Polícias Militar e Civil estão à disposição para ajudar”, salientou.