Deputada Augusta Brito diz que aumento da população pode gerar mais casos de violência. Foto: Blog do Edison Silva.

Em meio a onda de ataques criminosos que ocorreram nos últimos dias em diversas cidades do Ceará, deputados do Estado defendem a instalação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO). Pelo menos três projetos de Indicação neste sentido iniciam tramitação na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (01).

A deputada Augusta Brito (PCdoB) quer, por exemplo, que o equipamento policial seja implantado nos municípios de Ipu, Guaraciaba do Norte e Ubajara. As três cidades, porém, têm menos de 50 mil habitantes.

A parlamentar explica que “com o crescimento da população, os índices de criminalidade também se elevam, motivo pelo qual se faz necessário a implantação de medidas ostensivas para o combate das ações criminosas que levam medo e insegurança aos munícipes”.

Em 2018, o governador Camilo Santana já havia se comprometido em ampliar a atuação do Raio naqueles municípios com população entre 30 mil e 50 mil habitantes.

As cidades que estavam na lista de potenciais contempladas seriam: Amontada, Baturité, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Massapê, Missão Velha, Mombaça, Nova Russas, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Ubajara e Várzea alegre.