Conselheira Soraia Victor acompanha auditoria no TCE Amazonas. Foto: TCE/CE

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE, Soraia Victor, esteve nesta quarta-feira (11) no TCE do Amazonas, em Manaus. A visita teve a finalidade de acompanhar a auditoria nacional de qualidade que está sendo realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) na corte amazonense, através da Fundação Vanzolini, considerada uma das mais respeitadas entidades certificadoras do país. Soraia Victor é presidente da Comissão de Avaliação da Atricon.

A auditoria trata-se do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que é aplicado pela Comissão de Garantia de Qualidade e visa padronizar as ações de qualidade dos TCs em todo o país.

“Nosso papel é fazer a garantia da qualidade com base em critérios preestabelecidos e que já são de conhecimento dos Tribunais. Para a Atricon, não interessa termos ilhas de excelência em determinadas regiões do país, mas sim que todos os Tribunais tenham excelência com o que se requer. Organiza-se o Tribunal para atender a sociedade e, para isto, precisamos ter um retrato de onde estamos para sabermos onde poderemos chegar”, explicou a conselheira Soraia Victor.

A Corte de Contas amazonense foi uma das cinco selecionadas pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo (USP) para participar do processo de certificação. Em Manaus, os técnicos da Vanzolini analisam o processo de avaliação da Atricon com base nos trabalhos realizados no TCE-AM.

Também fazem parte da Comissão de Avaliação da Atricon a conselheira substituta do TCE de Santa Catarina (TCE-SC), Sabrina Nunes Locken; a técnica do TCE de Piauí, Marta Fernandes de Oliveira Coelho; a técnica do TCE da Bahia, Simone Barbosa Costa; e os auditores do TCE do Rio Grande do Sul, Francine Carniel Trevisan e o Paulo Eduardo Panassol.

Com informações do TCE/CE.