Tony Brito afirma que essas fake news podem gerar um surto da doença no Ceará. Foto: ALECE

O deputado estadual Tony Brito (PROS) afirmou que boatos sobre a vacina do sarampo têm feito com que novos casos da doença apareçam na Capital, mais especificamente no Conjunto Ceará.

O parlamentar usou o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (04) para afirmar que circulam nas redes sociais postagens afirmando que a vacina contra o sarampo causaria autismo nas crianças. “Temos duas crianças internadas na UPA do Conjunto Ceará, com suspeita de sarampo, inclusive uma ala da unidade está totalmente isolada. Não tínhamos nenhum caso notificado desde 2015. Agora, nos deparamos com esses casos. É lamentável que pessoas usem de má fé para propagar falsas notícias e crianças paguem por isso”, ponderou.

Sem comprovação

Tony afirma que não existe nenhum estudo científico sobre vacinas que causem autismo. “Você pode externar o que sente e o que pensa, mas deve ter responsabilidades. Propagar este tipo de coisa é o cúmulo. Precisamos da imprensa que trabalha com seriedade, desmentindo essas barbaridades”, clamou.

Parlamentares médicos comentam

Em apartes, o deputado Fernando Hugo (PP) e a deputado Dra. Silvana (PL), ambos médicos, comentaram o assunto.

Fernando lembrou que há anos, muitas crianças perdiam a vida por viroses, como o sarampo, mas que ainda nas décadas de 1980 e 1990, o Ceará passou por uma sistemática de vacinação. “Vacinação é sinônimo de proteção e quem não toma pode ser contaminado”, alertou.

Dra. Silvana afirmou que o sarampo, em casos mais graves, pode levar ao óbito. “Hoje temos a vacina, não faz mal a ninguém e evita que seu filho seja contaminado pelo sarampo, uma doença que pode levar a óbito. A Comissão de Saúde está à disposição para realizarmos a campanha de conscientizando e estimulação da  vacinação em nosso Estado”, incentivou a deputada, que preside a comissão.