O deputado Evandro Leitão é o autor da proposta que quer conceder título de cidadão ao cantor Beto Barbosa. Foto: Assessoria da AL.

Depois do cantor forrozeiro Xand Avião, e, mais recentemente, a ministra Damares Alves, agora é a vez de Beto Barbosa ser homenageado com o título de cidadão cearense. Projeto do deputado Evandro Leitão (PDT) inicia tramitação na Casa, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (25).

Paraense, Raimundo Roberto Monty Barbosa, o Beto Barbosa, fez muito sucesso no Brasil, e no Ceará, nos anos 1980 e início dos anos 1990, ficando conhecido como o “Rei da Lambada”.

O artista, inclusive, tem residência na Capital cearense. A proposta chama a atenção no momento em que parlamentares discutem a importância das comendas oferecidas a personalidades públicas.

Já o deputado Nezinho Farias (PDT) quer proibir o exercício de cargo, emprego ou função pública àquelas pessoas que foram condenadas por violência doméstica e familiar contra a mulher. O Projeto de Indicação também será lido durante sessão ordinária desta quinta (25).

Existem dois projetos, um de Nezinho e outro de Fernando Santana (PT), tratando mais ou menos sobre o mesmo tema. Enquanto o pedetista quer obrigar, através de Projeto de Lei, que aparelhos desfibriladores sejam disponibilizados em estádios, ginásios esportivos, academias e shoppings centers, o petista defende, através de Projeto de Indicação, a manutenção desse aparelho em estabelecimentos públicos e privados.

“Direito e Cidadania”

Na Câmara Municipal de Fortaleza nenhuma mensagem oriunda do prefeito Roberto Cláudio foi protocolada. No entanto, chama atenção um projeto de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), que inclui a disciplina “Direito e Cidadania” na grade curricular das unidades de Ensino Fundamental da Capital.

A matéria, quando de sua discussão nas comissões temáticas, deve colocar de lado, mais uma vez, progressistas e conservadores da Casa.