Redução na previsão de crescimento. Ilustração: Montagem Robério Lessa.

O endividamento das famílias e a retomada do crescimento é o tema da audiência que a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (18), a pedido dos deputados do PT, Alencar Santana Braga (SP), Reginaldo Lopes (MG) e Ênio Verri (PR).

Os parlamentares ressaltam que o Boletim Focus do Banco Central reduziu inúmeras vezes a previsão de crescimento da economia brasileira.

A crise econômica gerou níveis recordes de desemprego, desalento e subutilização da força de trabalho, gerando um círculo vicioso em que aumento do desemprego, reduz a demanda, gerando nova retração no consumo, mais desemprego, menos renda disponível e aumento do endividamento.

“Dentre os problemas graves que afetam a economia brasileira está a inadimplência e seu aumento contínuo”, afirmam os deputados no requerimento em que pediram a realização do debate. “Observamos nos dados divulgados em 31 de maio pelo Sistema Brasileiro de Proteção ao Crédito (SPC), que a inadimplência no crédito atinge hoje 62 milhões de brasileiros. A maior parte das pendências (52,1%) são devidas aos bancos, em seguida, aparecem o comércio (17,3%); o setor de comunicações (12,4%); e de água e luz (9,8%)”, enumeram os parlamentares.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos do Carmo Andrade Melles; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros; e a presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazzarini.

Com informações da Agência Câmara.