Mesmo na oposição, Tony Brito foi um dos parlamentares que ofereceram apoio ao governador no combate às facções do crime. Foto: ALECE.

Os ataques criminosos que vêm ocorrendo no Estado do Ceará desde a última sexta-feira (20) foram a temática principal desta terça (24) na Assembleia Legislativa. Seja no plenário ou nos corredores da Casa, os deputados demonstraram total apoio ao governador Camilo Santana no combate às facções criminosas. Até mesmo parlamentares da oposição demonstraram apoio ao Poder Executivo na política de enfrentamento, assim como ao secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque.

O deputado Júlio César Filho (Cidadania), líder do governo na Casa, atribuiu os recentes ataques criminosos à uma reação ao enfrentamento ao crime organizado pelo Governo do Estado. Segundo Júlio, este é o 17° mês consecutivo de redução de homicídios no Ceará, com números em agosto apontando uma queda de 47% em comparação ao ano passado. “Isso faz com que os bandidos tentem pressionar o Governo e impressionar o nosso povo com esses ataques. Mas desde já aviso que não recuaremos um milímetro e não permitiremos que se instale a sensação de terror”, advertiu.

> Líder do governo reafirma que não haverá recuo após ataques. Ouça:

 

O parlamentar afirmou que foi determinado o retorno para ativa dos policiais que estavam licenciados ou em férias, para que o efetivo seja aumentado. Além disso, foram convocados 200 agentes penitenciários aprovados em concurso. “Também queremos pedir cautela à população quando replicarem notícias, pois quando não conferimos a fonte, podemos contribuir para a intenção destes criminosos de espalhar o terror”, solicitou.

Em aparte, o deputado Acrísio Sena (PT) concordou sobre os ataques serem reações diante da política de segurança do governo Camilo Santana. “As mudanças com a Secretaria de Administração Penitenciária são visíveis. E não só em relação a um sistema mais duro, como também na ressocialização dos presos. Todos contam com saúde e assistência social, somando cerca de 50 mil consultas médicas e odontológicas, 30 mil atendimentos psicológicos, cerca de 10 mil no processo de qualificação profissional e ainda 19 mil assistências jurídicas”, informou.

Acrísio Sena afirmou também que o governador Camilo Santana tem trabalhado em ações para a melhoria da segurança pública e melhor atender a população. “Foram contratados 440 novos agentes penitenciários treinados, apreendidos mais de cinco mil celulares nos presídios em 2019, além de ações das polícias Militar e Civil para garantir a segurança da cidade”, afirmou.

O deputado Vitor Valim (Pros) elogiou a escolha do secretário Mauro de Albuquerque, pelo Governo do Estado. “Passamos quatro anos apontando os erros, veio um homem com uma ação enérgica e conseguiu mudar esse cenário”, parabenizou. Já o deputado Delegado Cavalcante (PSL), também da oposição, afirmou que os ataques se devem à prisão e transferência de líderes de facções. “A Polícia está controlando a situação e se for necessário, a Força Nacional se junta para combater”, salientou.

> Para Delegado Cavalcante, secretário Mauro Albuquerque está no caminho certo. Ouça:

 

Júlio César Filho afirmou que o governo já solicitou da Força Nacional o envio de 200 rádios transmissores para ajudar no combate aos ataques.

O deputado Tony Brito (Pros), também aparteando Júlio, declarou seu apoio ao secretário Mauro Albuquerque. “Não adianta vagabundo ou mulher de vagabundo espernear. Se for incendiar, a gente vai prender. Não tem moleza pra vagabundo”, advertiu. O parlamentar ainda ressaltou a necessidade de valorizar a investigação policial no Estado. “Precisamos de mais condições e investimento na Polícia Civil, para que se possa ter mais recursos na investigação e, só assim, prestar um serviço de melhor qualidade para a sociedade, pois o crime só se combate com investigação”, argumentou.

Contrapontos

Ainda que também tenha elogiado a atitude enérgica em combater as facções criminosas, por parte do Governo do Estado, o deputado Heitor Férrer (SD) afirmou que apenas repressão não resolve o problema da violência. “O que deve existir é condição de se formar um cidadão bem. Como? Educação de qualidade a partir dos primeiros anos de vida, saneamento básico, moradia, transporte, emprego, renda, saúde… é isso que faz com que uma sociedade chegue na tão desejada paz. Sem isso, tudo é artificialismo”, explicou ao Blog do Edison Silva.

> Heitor Férrer pede investimentos em áreas que farão com que violência diminua. Ouça:

 

Deputado Vitor Valim, apesar de rasgar elogios ao secretário Mauro Albuquerque, fez críticas ao trabalho do secretário de Segurança, André Costa. O parlamentar cobrou o fortalecimento do Disque-Denúncia, a instalação de bloqueadores de celular nos presídios e o funcionamento da Leia de Recompensas que, mesmo aprovada, segundo ele, não está em pleno funcionamento.