Concurso do Tribunal de Justiça do Ceará tem 50 mil candidatos inscritos para 8 vagas e um cadastro de reserva. Foto: TJCE

                O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aplica neste domingo as provas do concurso público para preenchimento de 8 vagas para Técnico Judiciário, nas áreas Judiciária e Administrativa. São cinco vagas para concorrência geral, uma reservada para pessoas com deficiência e outra para candidatos negros, dentro da Área Judiciária; e a oitava para a Área Administrativa. O Concurso também vai destinar outras 320 para formação de cadastro reserva, sendo 280 na área judiciária e 40 na parte administrativa.

No total 50.066 pessoas se inscreveram para as provas. Desse total, 35.732 candidatos concorrem para uma das sete vagas para o cargo de Técnico Judiciário – Judiciária, além de 280 vagas para o cadastro de reserva. Já a única vaga destinada para área administrativa atraiu 14.334 pessoas. Também serão selecionados 40 candidatos para este ramo de atuação.

O vencimento básico para a carreira é de R$ 3.903,43. As provas serão realizadas na capital. Os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário devem chegar ao local de aplicação da prova com 60 minutos de antecedência, conforme orientação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que organiza o certame.

 

Justiça em Números

No final de agosto, este Blog divulgou o resultado de um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizado anualmente nos tribunais brasileiros.  O relatório “Justiça em Números” mostrou que o desempenho do TJCE melhorou em 2018, deixando de ser considerado o pior em desempenho de dentre os 27 Tribunais de Justiça e passando a ocupar a 20° lugar nacional. Ainda é uma posição desconfortável. Em média, os 402 magistrados cearenses julgaram cerca de 1.100 processos, mesmo com o menor orçamento por habitante do País, em torno de R$ 132,20 por habitante.

Grande parte da reclamação dos advogados e jurisdicionados é justamente a falta de funcionários qualificados nas diversas serventias espalhadas pelo Estado. Em municípios menores, a Justiça depende da mão de obra cedida pelas prefeituras. O concurso público e a seleção criteriosa de novos servidores é o caminho para mudar essa realidade e entregar a população uma prestação jurisdicional célere e de qualidade.

 

Confira os locais de prova:

http://www50.fgv.br/ConsultaLocalProva.aspx?key=952