Estava na pauta da sessão deliberativa do Senado Federal da noite de ontem (7), dois projetos aprovados na Câmara dos Deputados, ainda no ano passado, de autoria do deputado Domingos Neto, dando nome a personalidades cearenses de obras hídricas federais, no Ceará. O primeiro projeto, de nº 33 da Ordem do Dia do Senado, dá a todo trecho da Transposição de Águas do Rio São Francisco, na Região do Cariri, de Welington Landim, ex-deputado estadual e ex-prefeito do Município de Brejo Santo.

 

 

Landim, um dos mais entusiasta das obras de Transposição, morreu no exercício parlamentar, no início da legislatura passada, deixando registrado nos anais do Legislativo cearense inúmeros pronunciamentos de cobrança da construção. Agora, a defesa da Transposição está sendo feita na Assembleia pelo deu filho, deputado estadual Guilherme Landim, que por sinal hoje (8), em pronunciamento no Legislativo, voltou a tratar do assunto. O projeto tem parecer favorável da ex-senadora Fátima Bezerra.

Outro projeto que estava na pauta de votação do Senado, ontem, é o de nº 100, também aprovado na Câmara, trata da troca da denominação do Açude Castanhão, oficialmente Padre Cícero, para Paes de Andrade, ex-deputado federal cearense que, no exercício da Presidência da República, assinou Decreto para viabilizar a construção do maior reservatório existente no Estado do Ceará. O senador Cid Gomes relatou a matéria e deu parecer contrário à sua aprovação, garantindo a permanência do nome de Padre Cícero. As duas proposições são de 2015.

O primeiro foi aprovado em 2016 na Câmara, e o segundo em outubro de 2018.