Para Maia pautas polêmicas, como as novas regras para o licenciamento ambiental, não devem ser votadas de imediato. Foto: Agência Câmara.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (26), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), afirmou que parlamentares ligados ao agronegócio e ao meio ambiente vão se reunir nesta semana para apresentar uma lista de projetos de consenso entre as duas áreas para demonstrar a importância do Parlamento na preservação ambiental.

Segundo Maia, o coordenador da Frente Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB/RS) e o presidente da comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Agostinho (PSB/SP), vão apresentar propostas para serem votadas nas próximas semanas pelo Plenário da Câmara. “Queremos dar uma sinalização clara do Parlamento de que todos estão juntos na  preservação da região amazônica”, afirmou Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara disse ainda que pautas polêmicas, como as novas regras para o licenciamento ambiental, não devem ser votadas de imediato, mesmo sendo importantes. Segundo Rodrigo Maia, neste momento é importante trabalhar projetos que gerem unidade no Plenário. “Tudo o que gerar polêmica agora não vamos pautar, mesmo tendo clareza que um projeto é importante e não avance nenhuma flexibilização no nosso meio ambiente. Se no momento o projeto pode gerar polêmica e distorções de narrativas, é melhor deixar para depois”, argumentou o presidente da Casa.

Revolução Tecnológica

Maia também anunciou que Câmara e Senado vão promover o fórum “Modernizar” no dia 7 de novembro. O objetivo é debater o impacto da revolução tecnológica no País nas próximas décadas. O fórum vai receber o professor e escritor israelense Yuval Noah Harari.R