Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Vendedores ambulantes dos terminais de ônibus de Fortaleza estiveram, nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), para denunciar que estão sendo ameaçados e expulsos dos terminais pela empresa terceirizada que é responsável pela administração dos equipamentos.

A categoria contou com o apoio dos vereadores da Casa. “Desde que essa empresa Socicam assumiu os terminais de ônibus de Fortaleza, essa categoria passou a ser perseguida. Por incrível que pareça, fizemos aqui uma audiência pública, com o auditório lotado. A Socicam foi convidada e sequer enviou um representante. Sabe qual foi a justificativa, do gerente da Socicam? Que não podia vir porque tinha uma reunião lá com os coordenadores dele. Então, a reunião interna da empresa, com os subordinados é mais importante que prestar esclarecimentos em uma audiência pública na Câmara Municipal”, afirmou o vereador Guilherme Sampaio (PT).

O vereador Adail Júnior (PDT) também se posicionou favorável aos ambulantes, que foram recebidos ainda por uma comissão de vereadores na Câmara. Durante a reunião, o vereador Dr. Porto (PRTB) chegou a entrar em contato com o secretário de Transporte Urbano de Fortaleza, José do Carmo, em busca de conseguir um prazo de 30 dias para articular uma solução para a situação dos ambulantes, mas o prazo dado foi de apenas quatro dias.

Dr. Porto criticou o posicionamento do secretário, afirmando que, como ex-vereador, José do Carmo poderia “ter mais respeito à Casa”. O parlamentar recebeu a resposta do secretário como um desrespeito aos vereadores e aos trabalhadores, que perderão sua forma de sustento caso não haja tempo necessário para a articulação.