Foto: ALCE.

Foi aprovado nesta manhã de quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Ceará, o reajuste dos professores da rede pública estadual de ensino. Após acordo com o sindicato Apeoc, o governo concedeu um aumento de pouco mais de 4%, retroativo a partir de janeiro deste ano, quando começou o segundo mandato de Camilo Santana.

O reajuste aprovado deverá ser pago já na próxima folha de pagamento, por isso as comissões da Assembleia trabalharam até tarde do dia anterior para garantir a votação no dia de hoje.

A votação aconteceu em consenso na Casa, mas o deputado Renato Roseno (PSOL) lembrou que este reajuste aprovado “não repõe os 20% que eram devidos de perdas salariais acumuladas no serviço público estadual, nos últimos quatro anos do governo Camilo Santana”. Ele reivindicou a ampliação do anúncio da reposição salarial para as demais categorias de servidores estaduais.

Negociações seguem

O vice-presidente do sindicato Apeoc, Reginaldo Pinheiro, comemorou o acordo, realizado após diversas reuniões com o governador e seu secretariado. Ele afirmou que uma nova rodada de negociações será realizada em setembro, onde discutirão como será pago o retroativo, além da possibilidade de homologação e futura convocação dos professores aprovados no último concurso público realizado pela Seduc.