Presidente da Comissão Cearense de Folclore, Lourdes Macena Foto: Érika Fonseca-CMFor

A presidente da Comissão Cearense de Folclore, Lourdes Macena, foi recebida, nesta quarta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), durante a Tribuna Livre, espaço cedido pelo Legislativo a cidadãos e entidades que desejem se pronunciar sobre algum tema específico. Lourdes, chegou à Casa a convite da Mesa Diretora, em alusão ao Dia Internacional do Folclore.

Lourdes, logo ao subir à tribuna, cantou a música de Luiz Gonzaga “Amanhã eu vou” (clique aqui para ouvir a canção interpretada por Luiz Gonzaga), que imortalizou a lenda chamada “A Carimbamba”, sobre a Lagoa do Opaia, no bairro Vila União. Em seguida, a artista e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) fez uma apresentação pedindo mais valorização à cultura popular e aos grupos que atuam na manutenção dessa cultura.

“Esses grupos estão desenvolvendo ações nos bairros para envolver a juventude em convivência saudável, em convivência pacífica. Então, neste Dia do Folclore, é isso que eu gostaria de pedir aos vereadores desta Casa que não se esquecessem de poder criar e possibilitar recursos para que esses grupos possam continuar brincando e dançando”, afirmou Lourdes.

O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), parabenizou Lourdes pela iniciativa e reforçou a necessidade de incentivo aos grupos e à cultural popular nas comunidades. O vereador Eron Moreira (PP) chegou a sugerir que a criação de um programa na TV Fortaleza para ser gerido por Lourdes em benefício da cultural popular. Também parabenizaram a presidente da Comissão os vereadores Evaldo Lima (PCdoB), Adail Júnior (PDT) e Ésio Feitosa (PDT).

Também esteve na Câmara, no momento, integrantes da Associação Cultural Canto da Jandaia, representando as instituições que atuam pela promoção da cultural e tradição popular do povo cearense. “São locais onde a cultura e lazer demoram mais a chegar, é preciso incentivar a juventude para o conhecimento de suas raízes”, disse Lourdes.