Tasso Jeressati participou da 21ª reunião ordinária da Associação Nordeste Forte. Foto FIEC

O senador Tasso Jeressati (PSDB), nesta sexta-feira (02), no encontro da Associação Nordeste Forte, que reuniu os presidentes de federações de indústria do Nordeste, realizado na sede da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), disse que a política brasileira vive um momento único, que obriga o Congresso Nacional a ter uma agenda independente do executivo, em razão de o presidente Jair Bolsonaro ser uma pessoa “atabalhoada”.

Tasso, no começo de sua fala disse que não ia dizer mais sobre o presidente Bolsonaro, em atenção ao presidente da FIEC, empresário Beto Studart (Beto, ontem, nas redes sociais, fez uma comentário enaltecendo o governo Bolsonaro). Para Tasso, “quem dá o tom dessa agenda é a equipe econômica, pois, diferente do governo anterior, ela tem um rumo e sabe aonde quer chegar, apesar de ser inexperiente com o funcionamento da coisa pública”, salientou.

Para o senador cearense, que será o relator da Reforma da Previdência, após sua aprovação definitiva na Câmara dos Deputados, o que pode acontecer na próxima semana, essa reforma previdenciária não resolverá todos os problemas, mas é importante a sua aprovação. Antes, Tasso teceu críticas aos governadores, incluindo o governador Camilo Santana, que foram contra a reforma. “Devemos aprovar o ‘coração’ do texto. Em paralelo, vamos encaminhar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) paralela para a reinclusão dos estados e municípios na reforma”, disse.

Tasso diz estar otimista quanto a aprovação das outras reformas, a partir da Tributária, apesar do atabalhoamento do presidente Bolsonaro.