Nesta semana serão instaladas cinco frentes parlamentares na Câmara dos Deputados. Atualmente algumas centenas delas já estão em funcionamento na Câmara, conforme registra o próprio site daquela Casa do Congresso Nacional, cujos resultados são praticamente desconhecidos, apesar das notícias sobre algumas reuniões.

Frente parlamentar é uma associação de deputados de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo. A Câmara é composta por 513 deputados, e o Senado tem 81 senadores, sendo três por cada Estado e igual número representando o Distrito Federal.

Na terça (13), deputados se reúnem às 15 horas, no Salão Nobre, para criar uma frente sobre prevenção e combate ao câncer infantil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, essa é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil e é a segunda causa de mortes nessa faixa etária, superada somente pelos acidentes e mortes violentas.

Esse grupo será coordenado pelo deputado Bibo Nunes (PSL-RS).

Gestão pública
Também na terça, às 14 horas, no auditório Freitas Nobre, será reinstalada a Frente Parlamentar de Administração e Gestão Pública.

“A reinstalação procura tornar perene as atividades dessa frente, que tem por objetivo propor medidas e ações visando ao aperfeiçoamento e a
melhoria da gestão pública do País”, explica o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que vai coordenar o grupo.

Notários
Na quarta (14), deputados reúnem-se às 8 horas, no restaurante do 10º andar, no anexo 4 da Câmara, para lançar a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral.

“O colegiado buscará combater a burocracia, a corrupção, a lavagem de dinheiro e fomentar a Justiça Consensual, desoprimindo o Poder Judiciário e ao mesmo tempo gerando economia aos cofres públicos”, explica o coordenador, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC).

Saúde masculina
Também na quarta, ocorrerá o lançamento da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem, às 16 horas, no Salão Nobre.

O coordenador do novo grupo, deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), que é médico, afirma que os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. “A frente tem como objetivo os homens a superar dificuldades em cuidar da sua saúde. Conhecendo melhor as doenças mais comuns e as medidas preventivas, haverá maiores chances de que os índices de certas doenças diminuam”, avalia Vidigal.

Cultura e desenvolvimento
Por fim, na quinta-feira (15), será criada a frente em defesa da cultura e do desenvolvimento social. O lançamento está marcado para as 10 horas, no auditório Freitas Nobre.

O grupo pretende acompanhar e propor projetos e programas que disciplinem os assuntos.

Com informações da Agência Câmara