O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O ministro da Justiça Sergio Moro pediu à PGR investigação contra Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, com base no fato de Santa Cruz ter dito que Moro “banca o chefe de quadrilha” nas investigações sobre o hacker suspeito de invadir celulares do ministro e de outras autoridades. As informações são do jornal O Globo.

O presidente da OAB teria feito a declaração com base na informação de que Moro telefonou para autoridades para avisar que as mensagens capturadas pelos hackers e depois apreendidas pela PF seriam destruídas em nome da privacidade das vítimas. O ministro da Justiça teria tratado do assunto com várias pessoas, entre elas o presidente do STJ João Otávio de Noronha, que divulgou nota oficial:

Na representação, Moro diz que o comentário repercutiu na sua esfera subjetiva, “em seu sentimento e senso de dignidade e decoro, visto que também sugere uma conduta arbitrária no exercício das relevantes funções de Ministro de Estado e Segurança Pública, de ingerência e interferência na Polícia Federal, acarretando também a tipificação nos crimes de injúria e difamação“.

A investigação pedida por Moro vai ao encontro dos últimos embates entre governo Federal e Santa Cruz. Na semana passada, Santa Cruz e Bolsonaro entraram em confronto direto após declarações polêmicas do presidente da República sobre o desaparecimento, durante a ditadura militar, de Fernando Santa Cruz. Há dois dias, a Petrobras notificou o cancelamento do contrato mantido com o escritório Felipe Santa Cruz Advogados, liderado pelo presidente da OAB.