Deputado Sergio Aguiar

Sérgio Aguiar diz que, como o atraso nos repasses, funcionários da indústria e da construção civil ficarão sem receber salários. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) demonstrou preocupação, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (09), com os atrasos nos repasses do Programa Minha Casa Minha Vida por parte do governo federal.

De acordo com o parlamentar, no Ceará os atrasos chegam a ter três meses de duração, gerando dívidas para as construtoras locais no montante de R$ 60 milhões e afetando diretamente 20 mil trabalhadores.

Empresas prejudicadas

Ainda segundo o deputado, são pelo menos 30 empresas do setor prejudicadas, com obras atrasadas, e não há uma sinalização do Governo Federal para solucionar a questão. “É um problema grave que atinge famílias que dependem do programa e que não recebem os imóveis por uma falta de desembolso do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ele não repassa à Caixa Econômica Federal e às empresas prestadoras de serviços os recursos necessários”, acrescentou Sérgio Aguiar.

Ele salientou ainda que, como consequência, funcionários da indústria e da construção civil ficarão sem receber salários, comprometendo suas vidas e das famílias. “Isso faz com que o dinheiro não circule para movimentar a economia, além de ocasionar uma grave crise social, com o aumento do desemprego”, ressaltou.

Deputado mostra preocupação com atraso no repasse dos recursos do MCMV. Ouça: