Para Carlos Felipe, presença de UTI em Crateús é a realização de um sonho de toda a região. Foto: ALECE

O deputado estadual Dr. Carlos Felipe (PCdoB) afirmou, durante o primeiro expediente da quarta-feira (14), que o estado do Ceará espera garantir que haja leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em todos os hospitais-pólo do Interior.

O parlamentar comemorou  a inauguração de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no município de Crateús, nesta quinta-feira (15). “O (secretário de saúde) Cabeto pretende iniciar por Crateús uma luta de reestruturação e fortalecimento de leitos de UTI no estado do Ceará, que é uma grande demanda para o Brasil e para o estado.  Vai ser debatido com ele a possibilidade do estado equipar e custear, juntamente com consórcios e municípios, uma UTI com 10 leitos. E depois vamos lutar para que a gente consiga o credenciamento junto à União e a gente possa ter recursos para poder dar continuidade à essa UTI”, disse ao blog.

Segundo ele, a UTI em Crateús mais uma conquista do município ao longo dos últimos dez anos, que visa tornar a região independente em termos de saúde pública. “Essa UTI vai salvar muitas vidas, vai salvar o enfartado, vai salvar aquele paciente com AVC, aquele paciente com pneumonia mais grave, vai evitar o deslocamento de pacientes e diminuir custos, vai dar humanidade. É o sonho de toda a região”, comemorou. Ele informou que o município também receberá um centro da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e um helicóptero, que também será utilizado para transportar pacientes de municípios próximos em estado grave.