Deputado José Sarto terá encontro com Romeu Aldigueri, Ouvidor do Conselho de Ética. Foto: Facebook do deputado Romeu Aldigueri.

O deputado Antônio Granja (PDT), presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, só nesta quarta-feira (07) tomará conhecimento do parecer feito pelo Ouvidor do Conselho de Ética, deputado Romeu Aldigueri (PDT), no caso do processo por quebra de Decoro Parlamentar, atribuído ao deputado André Fernandes (PSL), acusado que foi pelas direções estaduais do PSDB e do PDT, por ter afirmado, em discurso no plenário da Assembleia, que deputados estaduais cearenses estariam envolvidos com o crime organizado, com base em denúncias anônimas que teria recebido em seu gabinete.

Depois do discurso, o deputado levou uma representação à direção do Ministério Público estadual cearense, apontando o deputado Nezinho Farias (PDT), segundo a denúncias que teria recebido, com envolvimento com o crime organizado. A representação foi arquivada por falta de provas. Os processos sobre quebra de decoro foram instaurados antes da decisão da cúpula do Ministério Público. André Fernandes chegou a pedir desculpas a Nezinho, mas o processo continuou, assim como a ação civil impetrada pelo deputado acusado contra Fernandes.

Nesta quarta-feira, depois de um encontro do presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), com o presidente, Antônio Granja, e com o Ouvidor, Romeu Aldigueri, do Conselho de Ética, será decidida a próxima etapa do processo. O Ouvidor, em razão dos dispositivos do Código de Ética, além do arquivamento, se houver entendido não ter o deputado André Fernandes quebrado o decoro parlamentar, poderá defender a suspensão das atividades parlamentares por 30 dias, ou mesmo a cassação do seu mandato.

Do resultado do encontro o deputado André Fernandes será notificado, pois haverá de participar da reunião de todos os integrantes do Conselho de Ética, na próxima semana, provavelmente, onde poderá fazer, ele próprio ou por intermédio de um advogado, sua defesa oral.