Reunião com Governadores da Amazônia Legal. Foto: Marcos Corrêa/PR.

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, nesta terça-feira (27), no Palácio do Planalto, com os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal para discutir o combate às queimadas na região.

Durante o encontro, o chefe do Executivo disse nada ter contra o G7 (grupo das maiores economias do mundo), mas que tem reservas a um dos presidentes que integram o grupo, em clara referência ao francês Emmanuel Macron. “Não temos nada contra o G7, muito pelo contrário, temos contra um presidente do G7, porque sabemos a sua intenção”, afirmou, em referência a fala de Macron sobre “internacionalizar” a Amazônia.

Bolsonaro também aproveitou o momento para ler o conteúdo de uma postagem do presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, no Twitter, na qual é citado sobre o trabalho no combate aos incêndios na Amazônia.

“Já pude conhecer bem o presidente Bolsonaro em minhas tratativas no Brasil. Ele está trabalhando duro quanto aos incêndios no Brasil. Em todas as áreas, ele está fazendo um grande trabalho pelo povo brasileiro. Não é fácil – ele e seu país tem inteiro e absoluto apoio dos EUA”, escreveu Trump no micro site.

A Amazônia Legal

Na última sexta-feira (23), o governo federal autorizou uma operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO), que ganhou o nome de GLO Ambiental, e na segunda-feira (27), liberou R$ 38 milhões do orçamento do Ministério da Defesa, que estavam contingenciados, para as ações.

Todos os nove estados da Amazônia Legal – Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins – solicitaram adesão ao decreto da GLO e a ajuda das Forças Armadas para o combate ao fogo. A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal apuram se houve ação criminosa nos incêndios que se intensificaram no início deste mês.

Além dos governadores participaram da reunião os ministros da Defesa, Fernando Azevedo; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; da Secretaria-Geral, Jorge Antônio de Oliveira; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

Com informações da Agência Brasil e da Presidência da República.