Elmano Freitas acredita que o PT sairá das eleições municipais de 2020 com um resultado melhor do que teve em 2016. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O deputado estadual Elmano Freitas conversou com o Blog do Edison Silva sobre a presença do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de 2020. “Vamos tentar garantir um processo que unifique o PT e garanta uma candidatura própria do partido à Prefeitura de Fortaleza em 2020”, afirmou.
 
Elmano não esconde que, para ele, a deputada federal Luizianne Lins é a melhor escolha para concorrer pelo PT na Capital, mas que ainda está tentando convencê-la a ser novamente candidata (Luizianne foi derrotada nas eleições municipais de 2016). “Na minha opinião, (Luizianne) é a melhor candidata que o PT pode oferecer, e eu tenho uma opinião porque a conheço, sei da pessoa que ela é, e porque evidentemente, todos viram que Luizianne tirou 113 mil votos em Fortaleza, portanto é um nome que o povo de Fortaleza demonstrou imenso carinho e respeito”, explicou.

O parlamentar falou do orgulho de ter trabalhado na gestão dela na Capital. “Uma mulher que entrou na prefeitura com um Fiat Palio vermelho e saiu, oito anos depois, com o mesmo carro”, concluiu Elmano, afirmando que ninguém questiona a honestidade e seriedade da ex-prefeita.

Presidência municipal

Elmano defende também o nome do ex-presidente Raimundo Ângelo como a melhor escolha para presidir o partido em Fortaleza, afirmando ter ele forte relação com  deputada federal Luizianne Lins e com o ex-senador Pimentel, outro defensor da candidatura de Luizianne à Prefeitura de Fortaleza. 

Camilo Santana 

Questionado sobre o papel do governador Camilo Santana nas eleições do ano que vem, Elmano disse que “o governador tem tido conversas com várias lideranças do PT, inclusive de Fortaleza, e tudo que eu tenho escutado dessas conversas é que o governador gostaria muito que o PT tivesse uma construção unitária. Acho que o governador está correto, acho que nós deveríamos fazer um esforço de um partido unido, e quanto mais unido, melhor para o PT”, afirmou.

Candidaturas no Interior

O deputado afirmou ainda que o PT vem com um trabalho forte de renovação das suas direções municipais. “Nós estamos em pleno processo de escolha dos nossos novos presidentes, dos nossos diretórios, queremos organizar chapas de vereadores com todas as nossas lideranças, fazer chapas fortes, fazer o máximo de prefeitos que a gente possa realizar, com muito unidade interna, para defender a nossa trajetória, as políticas que fizeram esse país melhorar a vida do mais pobre, melhorar a educação pública, a saúde pública”, afirmou.

Critérios de escolha dos nomes

Segundo o parlamentar, o critério para escolher os candidaturas próprias nas cidades é buscar nomes que unifiquem o partido, que possam ampliar a aliança do PT, ‘porque ninguém ganha uma eleição de um município sozinho’, possam ter  a condição de dialogar com outras forças políticas e tenham chance de vitória. “Também há municípios que outros partidos aliados têm nomes mais fortes que o nosso e, nesse caso, devemos apoiar a candidatura de um outro partido”, acrescentou ao blog.

Confiança

Elmano finalizou mostrando confiança de que o partido sairá maior do que entrará nas eleições de 2020. “Eu tenho certeza que o PT vai ter um resultado muito mais exitoso agora em 2020 do que teve em 2016, porque o povo está percebendo que quando o PT estava no governo em Brasília, a vida do povo melhorou e, após a retirada da presidenta Dilma, a vida do povo mais pobre só vê criada mais dificuldade”, concluiu.

Ouça a declaração de Elmano: