O Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba poderá se tonar Patrimônio Histórico-Cultural e Natural do Município de Fortaleza. A medida é tema do projeto de lei nº 277/2019, que tramita na Câmara Municpal de Fortaleza (CMFor).

“Além de sua importância ambiental e cultural, os manguezais se constituem como fonte de renda de centenas de famílias na zona costeira brasileira, que deles dependem para a sua segurança alimentar”, defende o vereador Iraguassú Filho (PDT), autor do projeto. O Ecomuseu Natural do Mangue é um equipamento de ciências naturais situado na Praia de Sabiaguaba, em Fortaleza. A área está dentro da Área de Proteção Ambiental do Parque das Dunas de Sabiaguaba, criada em 2001.

Pelo projeto, a Prefeitura de Fortaleza definirá, em conjunto com a coletividade, ações necessárias para a proteção do equipamento, coibindo atividades que possam causar dano ao seu ecossistema. A matéria prevê ainda ações de divulgação, em publicações promocionais de turismo, do “status de patrimônio histórico-cultural do Ecomuseu, além do monitoramento ambiental da região.