Deputada Augusta Brito (PCdoB) /Foto: Blog do Edison Silva

O debate sobre a divisa territorial entre Ceará e Piauí segue gerando debate na Assembleia Legislativa do Ceará. A coordenadora do Projeto Atlas de Divisas Municipais Georreferenciaidas da Casa, a deputada Augusta Brito (PCdoB), realiza, na próxima segunda-feira (19), uma audiência pública na Assembleia, a partir das 14h30, para discutir a divisa.

Segundo Augusta, a região da Ibiapaba, onde se concentra a maior parte dos municípios que poderão ser afetados pela questão, é importante para os setores do agronegócio, de energia eólica e turismo. Ao todo, são treze municípios afetados: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga.

No dia 15 de julho de 2019, a deputada esteve na Câmara Municipal de Carnaubal para debater a divisa entre os estados. A Região da Ibiapaba é onde se concentra a maior parte dos municípios que poderão ser afetados por mudanças na divisa.

Também do PCdoB, o deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB), ex-prefeito de Crateús, cobrou, à época, maior envolvimento dos colegas de Parlamento junto e do governador Camilo Santana (PT) no debate sore a divisa. A questão está sendo analisada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Deverão participar da audiência da próxima segunda-feira, que terá caáter mais técnico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Exército, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), para discutir o tema.

Foram convidados ainda representantes da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece); União dos Vereadores do Ceará (UVC); secretarias de Agricultura, Turismo, Educação, Saúde, Cidades, Planejamento e Gestão; sindicatos rurais dos municípios; Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece); Banco do Nordeste; Bradesco; Banco do Brasil; Caixa Econômica; Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace); dioceses de Sobral, Crateús e Tianguá; Ministério Público e comarcas dos municípios.