Comissão debate desmatamento no bairro Parque Mandibura /Foto: CMFor

A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) discutiu, nesta quarta-feira (28), o desmatamento provocado pela obra de construção do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança), no bairro Parque Mandibura.

O presidente da Comissão, vereador Mairton Félix (PDT), afirmou que o colegiado já visitou o local e constatou o “destroço”. A construção do hospital iniciou sem o licenciamento de nenhum órgão público. Nós mostramos a situação hoje e os órgãos fiscalizadores tomarão as devidas providências”, afirmou o pedetista.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) endossou o discurso de Félix e destacou seu posicionamento ao lado dos moradores da área e pediu que a Casa cobre “que ao menos seja feito o replantio”. Estiveram presentes na reunião também os vereadores Joaquim Rocha (PDT), Libania (PR), Esio Feitosa (PDT), além de representantes da Regional VI, Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefiz) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), e militantes da causa ambiental.

A secretaria, durante o encontro, concordou que o processo de licenciamento para o desmatamento do local não respeitou o processo  e defendeu, ainda, que sejam pensadas medidas para que não haja maiores consequências ao microclima local. Os moradores da região pediram que fosse preservada a vegetação local e reconheceram a importância da construção do hospital.