Liderança do governo lembrou que governador esteve em Brasília para defender inclusão de estados e municípios na reforma. Foto: Blog do Edison Silva.

Com o avançar da reforma da Previdência em Brasília, o assunto ganha espaço nos microfones também da Assembleia Legislativa do Ceará. Parlamentares na Casa tratam abertamente do assunto, defendendo que se incluam estados e municípios na reforma.

Líder do governo na Casa, o deputado Júlio César Filho (Cidadania) comentou sobre a intenção do senador Tasso Jereissati (PSDB) de apresentar ao Senado Federal uma PEC paralela à PEC da Reforma da Previdência, incluindo estados e municípios. Para ele, é necessária a inclusão por cada município e Assembleia Legislativa não poderão discutir separadamente. Ele lembrou que o governador Camilo Santana esteve em Brasília defendendo essa inclusão, mas garantiu que o povo cearense não sentirá muitas mudanças em caso de inclusão de estados e municípios na reforma. “Queremos deixar de forma tranquila aos cearenses, porque o estado do Ceará já cumpriu muitos dos requisitos e muitas das mudanças, defendendo sempre a justiça, quem pode mais, paga mais e quem pode menos, paga menos. Então pouca coisa mudará na nossa realidade no estado do Ceará”, explicou ao blog.

Júlio César Filho comenta os impactos da reforma da Previdência para o Ceará; ouça:

“Não faz sentido uma reforma sem estados e municípios”

Já o deputado Danniel Oliveira (MDB) afirmou que, já que se vai fazer uma reforma agora, não faz sentido que ela não inclua estados e municípios. “Eu acho que ainda há muita coisa a ser mudada, agora eu acho que, se vai se fazer uma reforma da Previdência, não faz sentido fazê-la retirando estados e municípios, porque alguns estados do país estão totalmente quebrados. Isso vai fazer com que a União socorra esses estados, que não é o caso do estado do Ceará, que tem as suas contas totalmente sanadas, mas vai fazer com que nós cearenses também paguemos essa conta de outros estados com recursos da União”, explicou ao blog.

Para Danniel Oliveira, reforma atual pesa nas costas do trabalhador que ganha até dois salários mínimos. Foto: Blog do Edison Silva.

Para Danniel, a reforma do jeito que está não retira privilégios e ainda pesa nas costas dos mais necessitados. “Dizer que está tirando o direito de alguns privilegiados, isso não condiz com a verdade e nem com aquilo que está posto na reforma da Previdência. A reforma, na verdade, se você for estudá-la a fundo como ela está agora, ela compromete muito mais quem ganha até dois salários mínimos, e não os grandes”, lamentou.

O parlamentar acredita que haverá mudanças no texto final, que deixarão a reforma menos danosa aos que recebem menos. “Já há um sentimento de que vai tramitar, paralelamente, uma outra reforma da Previdência, em que se incluem estados e municípios e que há algumas mudanças no texto, até mesmo para fazer com que a classe trabalhadora que chega a ganhar até dois salários mínimos, não seja tão prejudicada. Desta forma, creio eu, que será bem mais favorável ao país”, concluiu.

Danniel Oliveira defende inclusão de estados e municípios na reforma; ouça: