Sérgio Aguiar destacou a importância do aporte financeira para o turismo cearense. Foto: ALECE

O movimento no Porto do Pecém poderá ser ampliado a partir da assinatura de diretrizes para o avanço da cabotagem no Brasil, acertada pelo Ministério da Infraestrutura, é o que defende o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT).

O pedetista foi o primeiro deputado a utilizar a tribuna, nesta sexta-feira (23), na Assembleia Legislativa. Em seu pronunciamento, Aguiar afirmou que a cabotagem apresentou, apesar da falta de investimento público um aumento de 18% em 2018. A cabotagem é uma navegação feita próxima da costa.

“No Ceará, temos um litoral extenso e um dos portos com o menor custo do País, que é o do Pecém, e pode aumentar o movimento com a cabotagem”, afirmou Aguiar.

O pedetista ressaltou ainda um pedido já feito ao governador Camilo Santana (PT) para a implantação de uma estrada ligando o aeroporto instalado no município de Jijoca de Jericoacoara a Sobral.

Segundo o deputado, a via, além de ligar diversos municípios do interior do Ceará, permitiria uma rota entre os dois municípios até 100 km mais curta que a atual.