Deputado Carlos Felipe

Segundo o deputado Carlos Felipe, o Brasil detém 90% dos casos da doença no planeta. Foto: Edson Junior Pio/ALECE

O deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) comemorou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (09), a aprovação de lei que trata de uma política de controle da leishmaniose.

O parlamentar, que é médico, alertou para o fato de que o Brasil detém 90% dos casos da doença no mundo, e que trata apenas do controle do vetor e do tratamento dos cães, principais atingidos pelo mosquito. “Precisamos de uma política semelhante a que trata da raiva. Devemos averiguar a possibilidade de vacinas, uma maior eficácia do controle dos vetores, estimular o uso de coleiras com repelentes, entre outras medidas”, explicou.

Carlos Felipe  informou que irá encaminhar um estudo-piloto ao Ministério da Saúde, tratando do apoio do Estado às políticas municipais, tendo a cidade de Crateús como ponto de partida. Ex-prefeito daquele município, o deputado afirma que o local sofre com endemia da doença. “O município já adota algumas políticas, como o controle da população de cães nas ruas, mas precisamos de mais apoio para, por exemplo, termos um centro de zoonoses que funcione adequadamente, buscar formas mais nobres de aplicação da eutanásia, entre outros detalhes”, reiterou.

Deputado cobra empenho no combate à leishmaniose. Ouça: