Para Queiroz Filho, a instalação de pontos de cadastro biométrico em terminais de ônibus facilitará o acesso para diversas pessoas, sem nenhuma distinção. Foto: ALECE

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT), nesta sexta-feira (16), sugeriu a instalação de postos de cadastro nos terminais de ônibus da Capital. “Tomando como base a experiência da Prefeitura de Fortaleza em realizar o cadastramento do Bilhete Único, compreendo que esta pode ser uma alternativa rápida para aumentar o número de cadastros biométricos. Sei que existe uma mobilização de estrutura, tudo tem um custo, mas é importante o olhar de que cerca de 1,5 milhão de pessoas passam pelos terminais todos os dias”, disse.

Segundo o deputado, essa medida pode facilitar o acesso ao serviço para as pessoas de diferentes classes sociais. “Os postos de atendimento não deveriam ficar concentrados apenas nos bairros nobres. Sempre defendi o direito de todos exercerem a democracia, de dar voz a todo cidadão que queira o melhor para si e o seu Estado”, concluiu.

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, em conjunto com a Câmara Municipal de Fortaleza, realizou na última terça-feira (13) uma audiência pública com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE/CE), Haroldo Máximo, sobre a importância do cadastramento biométrico.

A identificação através da biometria será obrigatória no Ceará nas Eleições Municipais de 2020. Eleitores sem o cadastro biométrico terão o título de eleitor cancelado e não poderão votar.

Biometria em Fortaleza

O prazo para cadastramento biométrico obrigatório da Justiça Eleitoral segue até o dia 29 de novembro, nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento. Porém, 42% dos eleitores de Fortaleza ainda não fizeram a biometria, ou aproximadamente 700 mil.

Na capital, o cidadão pode ir a 13 pontos de recadastramento biométrico: Central de atendimento de Fortaleza (CEATE); Unidade Móvel de Atendimento ao Eleitor (suspenso temporariamente); Posto de atendimento do Parque das Crianças; Central de atendimento Vapt Vupt de Antônio Bezerra;  Central de atendimento Vapt-Vupt de Messejana; Posto de atendimento do CCDH do Conjunto Ceará; Posto de atendimento do Shopping Parangaba; Posto de atendimento do Shopping Rio Mar Kennedy; Posto de atendimento do Shopping Benfica; Posto de atendimento do North Shopping Jóquei; Posto de atendimento do Shopping Rio Mar Fortaleza; Posto de atendimento do Shopping Iguatemi e Posto de atendimento do Shopping Via Sul.

Ou caso prefira, o eleitor pode agendar pela Intenet ou ligar para o número 148, de 9 às 17 horas, para maiores informações.