Para Fernando Santana, municípios menores poderiam ter a população somada para atingir a população de 30 mil exigida para a implantação do BPRaio. Foto: Blog do Edison Silva

O deputado Fernando Santana (PT) defende a ampliação da implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) para municípios com menos de 30 mil habitantes. O petista sugere, via projeto de indicação na Assembleia Legislativa, a realização de consórcio entre municípios menores e vizinhos, para receberem o batalhão.

O parlamentar afirma que existe um critério da cúpula da Segurança Pública do Estado do Ceará para implantar o BPRaio nos municípios acima de 30 mil habitantes, mas que há municípios pequenos que estão distantes daqueles municípios que têm o batalhão do Raio. Santana citou o exemplo, no Cariri, do município de Tarrafas, que fica 1h30 de viagem do Crato, onde há batalhão. “Nós estamos sugerindo, como forma consorciada, que o Raio possa ser implantado em municípios abaixo de 30 mil habitantes que somatizem ali com seus vizinhos, a exemplo de Salitre e Araripe, cidades vizinhas que poderiam ter o Raio, porque somadas ultrapassam o número exigido de habitantes”, explicou ao blog o deputado. Na sugestão do projeto de sua autoria, essas duas cidades serviriam de plano-piloto para, em caso de sucesso, que isso possa ser ampliado para mais municípios cearenses.

O parlamentar ressaltou a redução dos índices de violência no Ceará, e exaltou a iniciativa do Governo do Estado em levar o BPRaio para municípios com mais de 50 mil habitantes e, na sequência, para municípios com mais de 30 mil habitantes. Para ele, é o momento de avançar na implantação dessa ferramenta que já se mostrou eficaz no combate à violência. “Seria uma grande medida para trazer mais segurança para esses municípios menores que ficam desassistidos, e sem dúvida contribuiria para reduzir mais os índices de violência em nível estadual”, apontou.